O maior do Interior!

O Ipatinga Futebol Clube apesar de um clube jovem, conquistou expressivos resultados esportivos, num curto espaço de tempo, como o título de Campeão Mineiro de 2005, atingiu a semifinal da Copa do Brasil em 2006 e ascendeu à elite do futebol brasileiro no ano de 2008, sendo vice-campeão Brasileiro da Série B em 2007.

Ficha Técnica

Nome: Ipatinga Futebol Clube

Mascote: Tigre

Alcunhas: Tigrão e Tigre de Aço

Fundação: 21 de Maio de 1998

Nossa história

O Ipatinga Futebol Clube foi fundado no dia 21 de maio de 1998. Pensando em promover integração social e aproveitar a excelente estrutura da cidade e do estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - hoje chamado de João Lamego Neto - , o empresário Itair Machado deu início ao projeto de criar o Ipatinga Futebol Clube. O primeiro passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro Futebol Clube que, até então, era um clube amador da cidade. Após o registro do Clube na Federação Mineira de Futebol, no dia 21 de maio de 1998, foi concedido ao Novo Cruzeiro F.C o registro de clube profissional, que passou a chamar-se Ipatinga Futebol Clube.

O clube apresentou um crescimento rápido e já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistou o título de Campeão Mineiro superando os tradicionais clubes mineiros: Cruzeiro e Atlético. Para confirmar que seu aparecimento não era efêmero, quase repetiu o título em 2006, ficando com o vice-campeonato. A força do Clube voltaria a ser sentida na Copa do Brasil, o segundo título mais importante do país. Ainda no ano de 2006 o Ipatinga chegou às semifinais do campeonato depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos (equipes que se sagraram campeãs dos dois torneios estaduais mais importantes do país naquele ano: Carioca e Paulista). Já era um grande feito para um time recém-criado, mas a equipe do Ipatinga só foi eliminada por um empate e uma vitória do Flamengo, time que, contra o Vasco, se tornou campeão.

O Campeonato Mineiro do Ipatinga em 2005

O Ipatinga começou o ano de 2005 emprestando uma grande quantidade de jogadores do Cruzeiro. Na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Tigre de Aço fez a segunda melhor campanha geral, com apenas uma derrota em onze jogos. Nas semifinais, o time comandado pelo técnico Ney Franco venceu a URT e se classificou para a decisão, que seria disputada contra o atual bicampeão Cruzeiro.

No jogo de ida, disputado no Ipatingão, o empate em 1 a 1 ampliou o favoritismo da Raposa. No Mineirão, porém, o Ipatinga abriu 2 a 0 de vantagem com apenas 15 minutos de bola rolando. Aos 35 do segundo tempo, Fred descontou para o Cruzeiro, mas era tarde demais. O Tigre quebrou uma escrita de 41 anos em que nenhum time do interior era campeão mineiro e deixou seu nome marcado na história do futebol nacional.

A partir daqui, a história fica mais conhecida. Ninguém se surpreendeu quando Ney Franco passou a se treinador cobiçado por equipes tradicionais do Brasil. Nem quando, mesmo com novo técnico, Émerson Àvila, e um elenco modificado – que incluía Augusto Recife, Beto e o goleiro Fred -, o Tigre mineiro chegou na Série B de 2007 pronto para brigar pelo título. Assim foi até a última rodada, quando Ipatinga e Coritiba chegaram como únicas equipes capazes de levantar a taça. Apesar da vitória por 5 x 2 sobre o Paulista e dos quatro gols de Alessandro, que foi o artilheiro do torneio com 25, os paranaenses saíram com o título. Um troféu contestado – já que a lembrança imediata foi justamente a partida entre campeão e vice-campeão, que o Coritiba venceu por 1 x 0 com gol marcado num pênalti que precisou ser cobrado quatro vezes. Mas pouco importava: sem pompa, sem craques consagrados, com muita organização, o Ipatinga fez milagre. Em menos de dez anos, se tornou um dos 20 melhores clubes do Brasil.

Ipatinga na Série A do Brasileirão

No ano de 2008, o Ipatinga atingiu o ápice ao disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, enfrentando as principais equipes do futebol do país. O Tigre, estreante na competição, fez a sua primeira partida em casa e saiu derrotado pelo Atlético Paranaense, por 2 a 1. A equipe disputou 38 jogos, vencendo nove, empatando 8 e sendo derrotado em 21 partidas. O Tigre de Aço bateu clubes como o Internacional, Fluminense, Vasco da Gama, Atlético-MG entre outros. O centroavante Adeílson, com 10 gols marcados, foi o artilheiro do Tigre na competição. 

Um acesso milagroso

Apesar das baixas expectativas do clube antes do início da competição, a equipe ipatinguense demonstrou um nível de futebol acima dos anos anteriores, obtendo a classificação para a segunda fase da competição na última rodada, vencendo o Uberaba com um gol marcado no último lance da partida. O feito renovou a esperança do clube e torcedores de um possível acesso para a primeira divisão.

O tigre então surpreendeu na segunda metade do torneio, com novos reforços e um desempenho que se mostrou inclusive melhor do que a primeira etapa, mantendo-se na primeira colocação em um período considerável. Na última rodada, dependia de uma vitória em Varginha sobre o Boa Esporte para obter a vaga na primeira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol. E através do resultado de 2-1, o Ipatinga sacramentou seu retorno para a elite estadual após longos 11 anos, terminando a competição como vice-campeão.

Títulos e campanhas de destaque:

2000 - Campeão Mineiro do Interior

2002 - Vice-campeão Mineiro

2004 - Campeão da Taça Minas Gerais

2005 - Campeão Mineiro

2006 - Campeão Mineiro do Interior | Vice-campeão Mineiro

2006 - Semifinalista e Terceiro Colocado da Copa do Brasil

2007 - Vice-campeão Brasileiro da Série B | Acesso para a Série A

2009 - Campeão Mineiro do Módulo II

2010 - Vice-campeão Mineiro

2011 - Campeão da Taça Minas Gerais

2017 - Campeão Mineiro da Segunda Divisão

2022 - Vice-campeão Mineiro do Módulo II