Identidade

O escudo do Ipatinga foi criado a partir do design do escudo do Novo Cruzeiro (time amador do bairro homônimo, localizado em Ipatinga), com as cores da bandeira da cidade de Ipatinga (verde, vermelha, azul e branca) e com as iniciais do Ipatinga Futebol Clube no centro do escudo.

Escudo

Mascote

O mascote do Ipatinga foi escolhido pelos potenciais torcedores, através de um concurso realizado pela diretoria do clube. A eleição foi realizada no dia 1 de junho de 1998. Foram recebidas mais de 1500 cartas e o tigre foi o vencedor, com mais de 50 por cento dos votos, sendo a águia o segundo mais votado, com 25 por cento da preferência dos adeptos. Desde sua fundação o time mantém o mesmo mascote.

Hino oficial

Com muita raça e glória
Jogando com emoção
Estou falando do ipatinga
O time do meu coração

Um tigre com garras de aço
Pronto pra atacar
Representando o vale do aço
Em território nacional

O ipatinga é fruto desse chão
O ipatinga, orgulho dessa nação
Com muita garra e pronta pra vencer
Com a força de tigre
Nunca vamos morrer

Eu sou ipatinga com raça e muito amor
Onde o ipatinga for
Com muito orgulho eu vou
Em busca de novas vitórias
Histórias pra contar
Posso bater no meu peito
Por ter motivos de me orgulhar

Composição: Wiliam Marinho

Torcida

Acreditamos que a torcida do Tigre de Aço é o seu maior patrimônio. O Ipatinga tem uma das torcidas mais apaixonadas do Estado de Minas Gerais e, um grande exemplo dessa afirmação, foi no último Campeonato Mineiro (2023), onde a fanática torcida do Tigre obteve a terceira maior média de público do Estado no módulo 1, ficando atrás apenas dos dois maiores clubes de Belo Horizonte, Atlético e Cruzeiro.