Inovação

Ipatinga investe em transformação digital para melhorar a experiência ao torcedor e desenvolver ferramentas para otimizar serviços e produtos.

O Ipatinga Futebol Clube projeta buscar negócios atuais, parcerias que gerem valor, transformar o clube em uma plataforma de inovação e de conexão (conexão do clube com torcedores, sociedade, empresas locais e setor público), posicionar a marca do clube de forma que o Ipatinga seja um lugar interessante para quem fizer parte, através de novas tecnologias, melhoria de processos, novas formas de pensar e novas fontes de receita.

Quando se fala em inovação muitas pessoas automaticamente pensam em tecnologia, robôs, inteligência artificial etc. Quando é inovação no futebol os primeiros pensamentos remetem às questões de marketing, banco de dados, Scouting e análise de desempenho.

Porém, a inovação não é apenas sobre tecnologia.

Porque inovar é muito mais que estar no tiktok, ter chatbot, ou até um programa de realidade aumentada. Inovar é melhorar processos, encurtar caminhos, otimizar tempo de execução de tarefas, com novos olhares para o que já é feito, contando ou não com novas tecnologias. Até porque, em muitas realidades do futebol, a tecnologia – em seu grau mais inovador, não está tão acessível assim, a não ser por possíveis interações com o ecossistema de sportechs, o que vale um outro artigo.

É preciso entender que inovação diz respeito mais sobre cultura do que sobre tecnologia. É sobre mudança de mindset, de posicionamento, de quebra de paradigmas. Entender que o digital é o complemento, que já há muito tempo, chegou para ajudar a construir uma nova realidade, agora mais evidente e latente, que beneficiará a todos envolvidos: clubes, torcedores, sócios, patrocinadores, etc.

O fato é que muitos esquecem que antes de inovar é preciso entender contextos, cenários e principalmente, a cultura de onde se quer aplicar alguma inovação. E no futebol, esse entendimento precisa ser levado ainda mais a sério.

Por que um clube deve apostar na inovação?

A inovação tem tido um impacto significativo no mundo do esporte, desde tecnologias de transmissão e análise até equipamentos esportivos de última geração. E cada vez mais, urge a presença de um profissional de inovação no futebol.

Para o clube, a inovação pode melhorar muitas coisas. A mudança mais impactante hoje seria com relação as tecnologias de transmissão. A inovação na transmissão de eventos esportivos permitiu que os fãs assistam a jogos e competições de maneiras cada vez mais imersivas e envolventes. Outro ponto a ser melhorado é a análise de dados, que tem sido amplamente utilizada no esporte para ajudar os treinadores e jogadores a tomar decisões informadas com base em estatísticas precisas.

O fã de esporte também se beneficia de ideias inovadoras, a partir do momento que melhora a experiência de visualização, acesso a mais informações e mais facilidade e conveniência com inovação em tecnologias de ingressos digitais, aplicativos móveis e sistemas de pagamento. Isso pode ajudar a evitar filas, permitir a compra de ingressos de última hora e oferecer mais opções de pagamento.

O Ipatinga busca aumentar a competitividade do clube, por meio do desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras.